A Aston Martin tem o orgulho de apresentar o novo Vantage Roadster, um companheiro conversível do campeão mundial Vantage Coupe. Lançado em 2024, o novo Vantage deu continuidade à mudança da marca no segmento, definindo credenciais dinâmicas e de luxo, excedendo em muito as capacidades e a dirigibilidade de qualquer Vantage anterior. Agora, o Vantage Roadster chega para aprimorar ainda mais a experiência real de direção.
Equipado com o motor Aston Martin V8 biturbo de 4 litros, que entrega 665 cavalos de potência e 800 Nm de torque, o Vantage Roadster traz todo o desempenho líder da classe, sensações dinâmicas e excitação visual do cupê, com uma dimensão adicional de liberdade de cima para baixo. O Vantage Roadster traz um novo nível de emoção à já inesquecível experiência de condução, ampliando ainda mais o apelo fenomenal deste carro esportivo britânico por excelência e de última geração.
• O tão aguardado Vantage Roadster, o mais potente carro esportivo com motor dianteiro e tração traseira, agora disponível para se dirigir ao ar livre
• Inovações técnicas do Vantage Coupe – como Active Vehicle Dynamics, E-diff (diferencial traseiro eletrônico) e amortecedores adaptativos Bilstein DTX com ajuste personalizado – agora transportadas para o Vantage Roadster
• Desempenho líder da categoria foi mantido: leveza associada a um motor V8 biturbo de 4 litros, de 665 cv e 800 Nm de torque
• Acréscimo de peso de apenas 60 kg, incluindo teto e todas as melhorias estruturais
• Teto conversível oferece abertura mais rápida do mercado: apenas 6,8 segundos e a velocidades de até 50 km/h
• Estrutura e suspensão modificadas para compensar o deslocamento para trás na distribuição de peso
• Velocidade máxima permanece a mesma do Vantage Coupe: 325 km/h e 0 a 100 km/h em 3,5 segundos
• Início das entregas programado para o segundo trimestre de 2025
O novo Vantage Roadster foi concebido para oferecer todo o estilo, sensação de liberdade e aventura pelos quais os descapotáveis são conhecidos, mas sem as limitações tradicionalmente inerentes ao seu design. Tão bonito quanto seu companheiro de capota rígida, com aumento mínimo de peso e o teto totalmente automático de operação mais rápida do mercado, o Vantage Roadster é um conversível sem concessões e um digno novo membro da família Vantage.
Ele dá continuidade a uma tradição de modelos Aston Martin Vantage conversíveis que remontam a 75 anos, desde o lançamento do pacote de atualização do motor para o DB2 em 1950, que apresentava carburadores maiores e uma taxa de compressão mais alta para aumentar a potência do motor de 2,6 litros de 105 cv para inebriantes 125 cv.
Este ano, a Aston Martin está comemorando o 20º aniversário da introdução do V8 Vantage, em 2005. O primeiro Aston Martin “moderno” construído em Gaydon a usar o nome e o primeiro Vantage a ser um modelo distinto por si só, em vez de um derivado, com a sua própria versão Roadster chegando apenas um ano depois.
O CEO da Aston Martin, Adrian Hallmark, afirmou: “A capacidade técnica e dinâmica do novo Vantage proporcionou um desempenho excepcional; muito além de qualquer outro Vantage anterior, agora trata-se de um verdadeiro carro esportivo líder em sua categoria. O Vantage Roadster não é diferente, pois é uma experiência totalmente reinventada, com todos os benefícios do Coupe e sem comprometer o refinamento ou o desempenho através do trabalho meticuloso das nossas equipes de engenharia e dinâmica. O Vantage Roadster oferece uma experiência de condução com teto recolhido como nenhuma outra.”
A chave para a capacidade do Vantage Roadster de reter os atributos dinâmicos cruciais do Vantage Coupe é que ambos os carros foram projetados e desenhados em paralelo, e não em sequência, sendo o Roadster, portanto, um modelo totalmente desenvolvido por si só, permitindo à equipe implementar recursos e atributos que resultam em zero compromissos de desempenho, condução e manuseio e peso adicional excessivo.
Em comparação com o Vantage Roadster anterior, o motor V8 biturbo de 4 litros feito sob medida da Aston Martin viu a potência e o torque aumentarem em 155 cv e 115 Nm, graças a turbocompressores maiores, perfis de eixo de comando revisados e uma taxa de compressão otimizada. Com um total de 665 cv e 800 Nm de torque passando por uma transmissão de oito velocidades e até um diferencial de deslizamento limitado controlado eletronicamente que aciona apenas as rodas traseiras, o Vantage Roadster combina alto desempenho (0-100 km/h em 3,5 segundos e velocidade máxima de 325 km/h) e tecnologia de ponta dentro da configuração clássica de motor dianteiro e tração traseira, adorada por aqueles que simplesmente amam dirigir. Graças a um teto retrátil, o ronco inimitável do V8 pode ser ouvido ainda melhor pelos ocupantes, emanando do capô dramaticamente inclinado.
Graças à sua estrutura de alumínio ultrarrígida, porém leve, aos painéis compostos da carroceria e à distribuição de peso de 49% na dianteira e 51% na traseira, o Vantage Roadster oferece a plataforma ideal para a suspensão atuar. Apresentando triângulos duplos dianteiros de comprimento desigual inspirados nas pistas, eixo traseiro multi-link, molas helicoidais e amortecedores adaptativos Bilstein DTX (com ajuste personalizado), o Vantage Roadster fornece precisão, equilíbrio e, acima de tudo, a confiança que são as marcas inconfundíveis do carro de condução de alto desempenho verdadeiramente excelente.
Discos de freio de carbono-cerâmica medindo 410 mm na frente, fixados por pinças monobloco de seis pistões, garantem que o Vantage Roadster possa perder velocidade ainda mais rapidamente do que ganha, e repetidas vezes. A aderência necessária é proporcionada pelos pneus Michelin Pilot Sport S 5 personalizados, especialmente desenvolvidos pela Michelin e afinados pela Aston Martin com um composto adaptado às necessidades específicas do Vantage. Estes proporcionam não apenas uma aderência superlativa em condições secas e molhadas, mas também uma excelente sensação de direção e características de ruptura progressiva.
Tudo isso é suportado por uma arquitetura eletrônica que utiliza sensores de seis eixos, capazes de criar uma visão surpreendentemente detalhada de como o carro se comporta com precisão, permitindo ao sistema ESP adotar configurações ideais tanto para as condições da estrada como para o estilo em que o carro está sendo conduzido.
Desde o início, várias medidas foram projetadas na estrutura do Vantage Roadster para garantir que o espírito Vantage, a capacidade surpreendente e o amor pela estrada aberta fossem transmitidos do Coupe ao Roadster de forma pura. Para tanto, foi dada prioridade máxima desde o início a dois objetivos principais, tradicionalmente vistos como diametralmente opostos: manter o conversível o mais leve possível em relação ao cupê e manter a rigidez estrutural em um nível excepcionalmente alto para um carro descapotável.
Isso inclui a modificação da forma como a carroceria é fixada na parte traseira do carro para adicionar rigidez adicional em relação ao Coupe. Além disso, foram adicionados painéis com peso otimizado em posições estratégicas para reforçar lateralmente a estrutura ainda mais do que o Coupe, a fim de compensar a redução na rigidez inerente a qualquer carro conversível.
O teto em si vem numa configuração “dobra em Z”, mais rápida e mais leve do que um teto “dobra em K” tradicional e elimina a necessidade de uma cobertura do porta-malas, poupando ainda mais peso e baixando o centro de gravidade. O teto do Vantage Roadster pode ser aberto ou fechado em qualquer velocidade de até 50 km/h, com toda a operação de dobramento do teto (aberto ou fechado) levando apenas 6,8 segundos – o mecanismo de teto totalmente automático mais rápido do mercado atualmente. Além disso, esta operação pode ser realizada sentado no carro ou remotamente através da chave, desde que o operador esteja num raio de dois metros do carro.
As entregas do Vantage Roadster começarão no segundo trimestre de 2025. Ele se junta ao seu irmão Coupe, ao DB12 e ao DB12 Volante, ao impressionante novo Vanquish e, claro, ao supercarro dos SUVs, DBX707, bem como ao próximo supercarro Valhalla para formar a linha de produtos inquestionavelmente mais capaz, abrangente e desejável dos 112 anos de história da marca Aston Martin.
Sobre a UK Motors
A UK Motors representa as marcas McLaren e Aston Martin no Brasil. Formada pela união dos controladores do Grupo Eurobike (rede de concessionárias de marcas Premium) e da Stuttgart (maior rede de concessionários Porsche do Brasil), a UK Motors responde pelas operações de duas das mais conceituadas fabricantes britânicas de carros esportivos e de luxo do mundo.
Sobre a Aston Martin Lagonda:
Fundada em 1913 por Lionel Martin e Robert Bamford, a Aston Martin é reconhecida como uma marca global icônica, sinônimo de estilo, luxo, desempenho e exclusividade. A Aston Martin combina a mais recente tecnologia, artesanato consagrado e estilo bonito para produzir uma gama de modelos de luxo aclamados pela crítica, incluindo o Vantage, DB12, DBS, DBX e seu primeiro hipercarro, o Aston Martin Valkyrie. Alinhado com sua estratégia de sustentabilidade “Corrida. Verde.”, a Aston Martin também está desenvolvendo alternativas ao motor de combustão interna, com a ambição de criar os carros elétricos de desempenho mais emocionantes e altamente desejáveis do mundo, o primeiro dos quais com lançamento previsto para 2025.